"Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe dos predadores, das ameaças e dos perigos e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los".
Parágrafo final da última palestra da Dra. Zilda Arns Neumann
Haiti, 2010 Morreu Zilda Arns, pediatra, sanitarista, nascida em 1934, mãe de 5 filhos e avó de 9 netos. Fundadora das pastorais da criança e da pessoa idosa.
Um exemplo para humanidade, estava no Haiti, um dos países mais pobres do mundo dando uma palestra sobre o sucesso da pastoral da criança no Brasil, estava em fase de implementação nesse país que nunca conheceu a ordem e os direitos humanos.
O que podemos aprender com a Dra Zilda?
A Dra Zilda dedicou sua vida profissional levando a solidariedade, amor, saúde a todos que clamam por ajuda.
Após 25 anos, a Pastoral acompanhou mais de 1,9 milhões de gestantes e crianças menores seis anos e 1,4 milhões de famílias pobres, em 4.063 municípios brasileiros. Seus mais de 260 mil voluntários levam fé e vida, em forma de solidariedade e conhecimentos sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres.
Em 2004, a Dra. Zilda Arns recebeu da CNBB outra missão semelhante, fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Atualmente mais de 129 mil idosos são acompanhados todos os meses por 14 mil voluntários.
Se cada um de nós levarmos um pouco de solidariedade ao nosso próximo, não precisa ser tão longe, pois no Brasil tem muito por fazer, iremos fazer a diferença na vida de muitos que necessitam de direitos básicos para sobreviver.
Site da Pastoral da Criança.
www.pastoraldacrianca.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário