quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sistema capitalista X exclusão social!!!

Foto Robson Comte.

O capitalismo é um sistema econômico caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção, e pela existência de mercados livres, juros, troca de moeda, e lucro através do uso da mão de obra trabalhadora.

Após centenas de anos a mão de obra trabalhadora vem sendo desvalorizada, conseguentemente o trabalhador vem perdendo sua qualidade de vida, deixando de viver para sobreviver, pois esse sistema beneficia uma classe muito pequena de nossa sociedade.

Quem não se enquadrar sofre exclusão social, como podemos ver nessa foto de um mendigovivendo nas ruas do centro do Rio, hoje passamos pelas ruas e não percebemos que vem aumentando de forma desastrosa o números de mendigos no Brasil.

Isso não pode continuar, pois são seres humanos e merecem todos os direitos básicos para viverem com dignidade como moradia, trabalho, educação, alimentação...

O que falta não é dinheiro e sim boa vontade política para combater esse problema de forma eficaz. No entanto não devemos esperar de nossos representantes atuações para solucionar esse problema social, devemos cobrar e ser mais atuante na política brasileira. Devemos votar em políticos que queiram trabalhar para servir a população e não se beneficiarem da maquina pública.

A solução desse problema vai além das urnas, "a classe proletariada deve se unir e reivindicar os seus direitos", pois são a maioria e se caso não forem ouvidos o capitalistalismo será prejudicado, então os nossos representantes irão pensar duas vezes antes de promover educação, moradia, alimentação, saúde de qualidade baixa.

Então a distribuição de renda deve ser feita de forma mais justa com o objetivo de promover a qualidade de vida das classes menos favorecidas, como também a união da classe trabalhadora é importante para mostrar que existimos e merecemos viver de forma digna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário